terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Informativo EcoEmpório No. 10: Aromaterapia


Definição
Aromaterapia é a ciência e a arte terapêutica por meio da utilização de substâncias aromática naturais. A aromaterapia trabalha o corpo de uma maneira natural. Os óleos essenciais atuam no corpo restaurando as energias curativas e proporcionando o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.

Histórico
Aromaterapia é um termo criado por um químico francês, chamado René-Maurice Gatefosse. Enquanto trabalhava em seu laboratório, René teve um acidente que resultou em uma queimadura de 3 grau em sua mão e antebraço. Crendo que fosse água, mergulhou seu braço um uma tina contendo óleo de lavanda. Rapidamente a dor causada pela queimadura rapidamente diminui e durante um curto espaço de tempo, com o contínuo uso do óleo de lavanda, a queimadura cicatrizou completamente. Como químico René analisou o óleo essencial da lavanda e descobriu que ele continha substâncias químicas com propriedades terapêuticas. Baseado na pesquisa de Gatefosse, o médico francês, Jean Valnet, empregou o uso dos óleos como sistema de terapia.

Atualidade
Há muitos estudos publicados em revistas científicas internacionais que descrevem as propriedades dos óleos essenciais no uso para tratamento de doenças. Apenas para ilustrar, no site de procura de artigos científicos PubMed (http://www.pubmed.org/) há mais e 400 publicações sobre ação dos óleos essenciais.

Ação
As moléculas aromáticas flutuam até a câmara olfatória situada na parte mais alta do nariz, entre as duas sobrancelhas; entram em contato com os receptores neurológicos que conduzem as informações ao cérebro, para o sistema límbico (tálamo hipotálamo). Nesta região onde estão os sentimentos, a memória, as emoções e as reações aprendidas e arquivadas. Por isso que os aromas têm grande efeito, pois agem nos centros cerebrais, provocando reações emocionais ou físicas. De uma forma sutil afetam o sentimento, relaxando ou revigorando, excitando ou ajudando a afastar o estresse.

Diferença entre óleos
Óleos essenciais são compostos voláteis extraídos de plantas através de vários processos, como destilação, compressão da casaca ou até mesmo extração por solventes. Os óleos são responsáveis pelos odores aromáticos das plantas.

Óleos carreadores são os óleos vegetais que servem de veículo para os óleos essenciais serem empregados dentro da massagem. Ex.: óleo de milho, óleo de amêndoa, óleo de rícino, azeite de oliva entre outros.

Óleos essenciais Naturais X Sintéticos
* óleo natural é sempre vendido em vidros de cor azul ou âmbar para evitar a oxidação pela luz;
* óleo natural não possui cor extravagante, como roxo e lilás;
* óleo natural não se dissolve facilmente na água.
* a diferença de preço é significativa. O custo do óleo natural é maior.

Método de utilização
Inalação do vapor: é um método excelente para problemas respiratórios e emocionais (pânico e ansiedade)
Método: ao utilizar o vaporizador: 1 gota no recipiente com soro fisiológico.
ao utilizar tigela com água quente: 9 gotas.

Massagem terapêutica: durante a massagem com os óleos essencias, estes exercem efeito terapêutico através da inalação e absorção cutânea.
Método: 50 gotas do óleo essencial para 100mL do óleo carreador.

Aromatizadores: maneira mais fácil de aromatizar ambientes.
Método: funcionam com vela: encher o recipiente com água e adicionar 10 gotas do óleo.
Aromatizadores elétricos: normalmente nas indicações de uso vem a quantidade de óleo essencial a ser colocada.

Banhos Terapêuticos: no banho quente o óleo entra em contato com a pele ou mesmo tempo que é inalado.
Método: Banheira - 15 a 20 gotas de óleo. É necessário 1 colher de óleo carreador, mel ou leite em pó, importante para dispersão do óleo na água.
No chuveiro. Utilize da mesma receita, após a ducha completa, passe o óleo no corpo todo, pode utilizar uma bucha vegetal. Após enxágüe com água mais fria.

Compressa:
Método: 10 gotas em um litro de água bem quente. Mergulhe uma toalha ou fralda nesta água e retire o excesso e coloque sobre a área afetada. Compressas frias também podem ser utilizadas.

Escalda Pés:
Método: 02 litros de água quente e 10 gotas do óleo.

Sauna:
Método: adicione 15 gotas de óleo essencial de pinho ou eucalipto em 300mL de água dentro de um borrifador.

Aplicação Direta:
Método: a aplicação direta é restrita à tratamentos de emergência. Os únicos óleos que podem ser utilizados sobre a pele e forma segura são os óleos de lavanda e de tea tree.

Gargarejo:
Método: para dores de garganta e mau hálito. Coloque 1 gota do óleo em um copo de água morna. Bochechar. Lembre-se de não engolir o líquido.

Inalação através de Lenço:
Método: 3 a 4 gotas de óleo em um lenço. Inale profundamente. Bom para tratar resfriados, dores de cabeça.

Emanação por travesseiro:
Método: perfumar o travesseiro com 2 a 3 gotas de óleos para reduzir o ritmo do corpo.

Lareira:
Método: coloque 7 gotas de óleo em cada tora de madeira uma hora antes de ascender o fogo.

Fonte de Consulta:
By Samia aromaterapia (
www.bysamia.com.br)
Aromalandia (
www.aromalandia.com.br


SUPER PROMOÇÃO DE ÓLEOS NATURAIS FORÇA DA TERRA!!!!

R$6,98 por R$ 5,60

Os óleos naturais força da terra são extraídos a frio sem agredir em nada a sua forma mais pura e original. São 100% naturais e não tem adição de produtos químicos. As embalagens âmbar protegem os princípios ativos contra a ação da Luz.

Indicados para massagem e hidratação do corpo e também dos cabelos:

**Calêndula: ação antitinfalmatória, antiséptica, emoliente.
** Abacate: alto teor de vitamina E (ótimo antioxidante). Estimula o sistema imunológico.
** Coco: tratamento de queimadura, reduz o processo de envelhecimento da pele.
** Semente de uva: hidratrante. Propriedades regeneradoras e de manuteção da pele.

Nenhum comentário: